READING

Tecnologia e conforto nos novos tops da Nike

Tecnologia e conforto nos novos tops da Nike

Um treino pode começar com algumas posições de ioga, passar para exercícios de força e depois misturar tiros de corrida e saltos. O conforto de um top de baixa sustentação seria perfeito para a primeira parte da sessão, mas não funcionaria para os demais movimentos. No fundo, o ideal seria usar três tops diferentes ao longo desse treino – só que isso seria ridículo.

A Nike entende que os tipos de exercício e as necessidades dos atletas estão mais diversos e específicos do que nunca. Por isso, o novo top adaptável da marca ajusta a sustentação para cada tipo de movimento, no momento em que a atleta precisa. Tudo isso sem abrir mão do conforto. Resumindo: é um único top, que funciona para qualquer tipo de treino.

Num primeiro olhar, o Nike Motion Adapt Bra parece um top esportivo básico. Mas a tecnologia está oculta na parte interna da peça: do lado de dentro, há um novo material adaptável, feito de um híbrido exclusivo de espuma e polímero. O material se expande quando o corpo está parado, ajustando-se às curvas da atleta, e ganha mais firmeza quando sente impacto.

“Este material único e macio se conforma às linhas de cada mulher”, explica Nicole Rendone, Diretora de Design da Nike Bras and Innovation. “Ele é super flexível e se move junto com o corpo nas atividades de baixo impacto”. Quando os movimentos começam a ser mais rápidos, a sustentação oferecida pelo material aumenta, ajudando a manter a firmeza do busto. Se o exercício fica mais lento, o material relaxa novamente – mais ou menos como faz o cinto de segurança de um carro.

Para entender como funciona essa tecnologia, basta fazer uma experiência simples: imitar diferentes tipos de movimento com as mãos dentro do top. “Se você puxar lentamente a parte da frente, vai sentir o tecido adaptável se mexer junto com suas mãos”, continua Nicole. “Mas se você puxar com força, num movimento rápido, o tecido vai ficar firme, quase duro, e apresentar resistência. Essa capacidade de não se mexer quando a atleta realiza movimentos em alta velocidade oferece um tremendo benefício em termos de sustentação”.

Mas nem todas as partes do top exigem tanta firmeza. Por isso, os designers usaram o material de alta sustentação em toda a região do busto, enquanto as costas (tipo nadador) têm um painel feito de malha. Há ainda algumas perfurações na parte da frente, em áreas com maior concentração de suor, que pedem mais ventilação e frescor.

Para confirmar a sustentação do Motion Adapt Bra em situações reais de treino, os designers submeteram a peça a testes biométricos de alta velocidade, realizados no Nike Sports Research Lab tanto com atletas de elite quanto com corredoras amadoras. “Queríamos ter certeza de que o top de fato oferece alta sustentação e traz o mesmo apoio que os modelos Nike FE/NOM Flyknit e Nike Pro Rival [os tops de mais alta sustentação da Nike]”, diz Nicole.

Além de obter excelentes notas no quesito sustentação, o Nike Motion Adapt Bra foi considerado o “top mais confortável de todos os tempos” pelas mulheres que o testaram –elogio raro para tops de alta sustentação. “A capacidade que o tecido tem de ‘relaxar’ faz com que as atletas não se sintam presas ou limitadas ao realizar movimentos intensos. A diferença é que, quando a esportista começa a correr ou

saltar, ela percebe que está bem mais firme dentro do top – e ainda por cima se sente confortável para valer”, completa Nicole.

 

SHOP NOW


RELATED POST

COMMENTS ARE OFF THIS POST

INSTAGRAM
Follow @guiaestilo_